terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Atividade física e alimentação



Sempre tive receio de engordar muito na gravidez, pois não sou adepta de alimentação saudável 24 horas. Sou chocólatra, sinto dor de cabeça quando não tomo café, algumas comidas só com coca-cola... Viram, né? Cafeína na veia!

Minha médica recomendou que eu tirasse o café e os refrigerantes, deixar as guloseimas cada vez mais distantes. Sim, estou tentando, mas tá difícil! Eu tirei os refrigerantes de minha vida de vez. Mas o café... Quando não tomo café pela manhã fico cansada, com cefaleia, irritação matutina. Estou dormindo cedo demais e acabo acordando de 4:30 a 5:00 da madrugada. Meu marido vem sofrendo muito, coitado, pois além da mamãe aqui levantar de hora em hora para fazer xixi, acordo quando tudo está escuro e ligo TV. O pobre tem o sono leve. É isso mesmo, já vai se acostumando a levantar quando o bebê chorar! rsrsrs

Bom, a minha solução é fazer alguma atividade física. Gosto da academia, fico feliz, disposta. Confesso, entretanto, que deixei de ir há uns 7 meses. Mês passado, outubro, voltei, mas contundi o joelho e tive que ficar de molho. Exagerei, parecia uma louca! Jumper, step e um circuito de tirar o fôlego, claro que o joelho estouraria! Em novembro descobri a gravidez e a academia que frequento não tem um profissional capacitado para lidar com uma gestante.  Lá tem pilates e hidroginástica, mas sem programas para grávidas.

Iniciei uma busca desesperada por uma academia que tivesse programas para gestantes e descobri que Salvador carece de academias voltadas para este público (a verdade é que Salvador vem necessitando de muitas coisas). Não desisti, persisto procurando e se alguém souber de algo interessante não hesite em avisar, please!  

As atividades consideradas seguras na gestação são as caminhadas, corridas leves, natação, hidroginástica e bicicleta ergométrica. Vale lembrar que Ioga e pilates também são exercícios recomendados, mas só devem ser realizados com um professor experiente.

Como vou passar as festas de fim de ano em Barra do Itariri (uma pequena vila de pescadores a 168 quilômetros de Salvador) pretendo fazer caminhadas na praia. Descansar e curtir a paisagem da Barra e desfrutar do encontro do rio com o mar! Sim!!!!! Não vejo a hora de ir! Olha a foto do lugar:


Fonte: http://verao.bahia.com.br/2011/09/barra-do-itariri-simplicidade-e-aconchego-para-quem-quer-fugir-do-agito-da-cidade/


Para quem não conhece e quer ir:

São 168 km de Salvador até Conde. Saindo da capital baiana, o visitante deve seguir pela Linha Verde (BA-099) e entrar à direita, 16 km após o entroncamento sinalizado de Palame. Segue-se por uma estrada de barro por mais 10 km. E fim. 

Prometo que fecharei a boca e terei uma alimentação saudável na minha estadia em Itariri, família.


  • Peso: 60,5




4 comentários:

Vida disse...

Ai, amiga, super, ultra, mega feliz por vc, viu?

Luanda Figueiredo disse...

Obrigada, Vivi!

Carmen disse...

Luanda, eu fazia Pilates com uma fisioterapeuta muito experiente e tive, inclusive, uma colega grávida... É na APAE e o telefone de lá é 33543262 (Mirella era a minha professora, mas tem outras lá...). Faço hidro na Pedreira Aquática (na orla da Pituba) e tenho colegas grávidas, mas não é nada específico... André apenas orienta qdo o exercício deve ser diferente para elas... Qdo eu estava grávida, fiz minha preparação com uma fisioterapeuta (através de quenm conheci o pediatra de meu filho, que era o marido dela...), posso procurar saber se ela ainda faz esse trabalho ou se indica alguém... Gal foi ótima!! Boa sorte, menina!! Estar grávida é ótimo, mas ter o filho nos braços (e no peito!) é algo indescritível!! Beijos!

Luanda Figueiredo disse...

Oba! Vou ligar, pois pretendo começar em Janeiro!

Postar um comentário